top of page

A escola municipal “Helena Pereira de Moraes”, mais conhecida como “Parcão"


A escola municipal “Helena Pereira de Moraes”, mais conhecida como “Parcão”

A escola municipal “Helena Pereira de Moraes”, mais conhecida como “Parcão”, é um marco histórico e educacional na região central de Votorantim. Ela foi fundada no final da década de 50, com o apoio da fábrica de tecidos Votorantim, e foi a primeira escola de muitos moradores da cidade.

A primeira diretora da escola foi Marina Camargo Madureira, que conta como foi o início do projeto. “O Prefeito Gualberto Moreira me convidou para dirigir uma nova escola que seria construída no distrito de Votorantim e que teria um parque infantil. Eu aceitei o desafio com alegria”. Em 1956, ela se reuniu com o gerente Mathias Gianolla, da fábrica de tecidos, o Prefeito Gualberto, o Vereador Humberto Reale e o Padre Pieroni para discutir os detalhes.

Marina se surpreendeu quando o Prefeito pediu que ela fizesse as matrículas dos alunos no dia 1º de setembro e os levasse para desfilar no dia 7, na rua São Bento, no centro de Sorocaba. Ela explicou as dificuldades, mas o Prefeito insistiu que ela contasse com a ajuda da fábrica e que fizesse o desfile. “Quando as pessoas souberam que teria um parque infantil e um desfile, muitas mães trouxeram seus filhos para se matricular. Nós medíamos as crianças, dávamos tecidos para as costureiras e anotávamos o número dos sapatos que a fábrica doaria” lembra Marina.

No dia 7 de setembro de 1956, a escola desfilou pela primeira vez na cidade de Sorocaba. Em outras ocasiões, a escola também participou de desfiles, chegando a ganhar o 1º lugar entre as escolas. Isso foi muito divulgado pelo alto-falante do distrito de Votorantim e orgulhou a comunidade.

“A fábrica sempre apoiava os desfiles, alugando ônibus, fornecendo bandeiras, instrumentos musicais e adereços, além de fazer as roupas dos alunos em uma seção de costura dentro da fábrica. Eu me tornei amiga do Gerente Mathias, que atendia aos meus pedidos com boa vontade” diz a Diretora.

A escola foi inaugurada oficialmente com instalações modernas, em 4 de janeiro de 1959, com a presença da homenageada Helena Pereira de Moraes, filha do comendador Antônio Pereira Ignácio e esposa de José Ermírio de Moraes. Ela veio de São Paulo com o marido, os filhos e uma comitiva de amigos, além das autoridades, diretores e chefes das fábricas do distrito. Helena Pereira de Moraes gostou muito da escola, visitava frequentemente e fazia questão de entregar aos alunos os presentes de final de ano, com tecidos e brinquedos de qualidade escolhidos em um catálogo nacional.

Em 1963, ano do plebiscito da emancipação, a escola fez um desfile saindo da escola e indo até a fábrica, passando pelos setores. As operárias têxteis ficaram felizes em ver seus filhos desfilando.

Uma semana depois, a escola fez uma eleição simulada, dando papéis aos alunos para votarem sim ou não à emancipação. O sim venceu com folga e isso refletiu a vontade dos pais, que eram a favor do desmembramento, influenciados pelo que ouviam em casa. Marina Camargo Madureira recorda com carinho daquele tempo: “Eu tive muitos alunos que hoje são avôs e já têm netos grandes” diz orgulhosa, acrescentando que a escola valorizava seus espaços, com os menores se banhando no lago dentro da escola, os maiores na piscina ao lado e havia ainda um campo de futebol e uma quadra poliesportiva.

0 comentário
bottom of page