top of page

A obra que transformou Votorantim: Como Votorantim ganhou a maior unidade do Sesi no Estado em uma festa de quatro dias


O Conjunto Educacional, Assistencial e Esportivo “José Ermírio de Moraes Filho” foi inaugurado em 4 de dezembro de 1987, em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e personalidades. As festividades continuaram por mais quatro dias, coincidindo com o aniversário de Votorantim, em 8 de dezembro.


A obra, que beneficiou a cidade com uma estrutura de grande porte, foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura, que doou uma área à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em março de 1980, o Grupo Votorantim, que forneceu o cimento e a cal necessários à construção, e o Sesi (Serviço Social da Indústria), que elaborou o projeto e executou a obra. O local era conhecido como a antiga Chácara dos Japoneses.


Wilson Mansur, que trabalhou por 30 anos no Sesi, sendo o primeiro coordenador da unidade Votorantim e depois supervisor regional, relembra os preparativos para a inauguração.


“Antes disso, em 1970, eu já tinha dado aulas na escola João Ferreira da Silva, em Santa Helena. Depois, pelo Sesi, voltei para cá em 1986, em uma fase de recrutamento de professores e funcionários, equipamento das salas poliesportivas e orientação dos 16 mil associados que já tínhamos antes de abrir para a comunidade” diz Mansur.


A inauguração teve a presença do presidente da Fiesp, Mario Amato; do homenageado José Ermírio de Moraes Filho, prefeitos, deputados e outras autoridades. Após a cerimônia realizada em uma área aberta no Sesi, os convidados foram para o Salão Social, onde houve uma Sessão da Câmara, que concedeu o Título de Cidadão Votorantinense ao presidente Mario Amato.


“Quando acabou a parte solene, tudo estava tranquilo, de repente soou uma sirene e o espaço se animou. Foi uma festa maravilhosa, com 600 atletas se distribuindo pelas quadras, salas, campos e piscinas, praticando todas as modalidades esportivas ao mesmo tempo. As autoridades aproveitaram para visitar as dependências e almoçaram na quadra do ginásio de esportes” recorda o professor Mansur.


Naquele momento, estava inaugurada a maior unidade do Sesi no Estado e a segunda maior no Brasil. Com a abertura dos portões ao público, logo havia 21 mil associados entre titulares e dependentes e 2.600 alunos matriculados em atividades semanais de esportes e lazer.


“A inauguração se prolongou por quatro dias, com apresentações de balonismo, aviões acrobáticos e paraquedistas duas vezes ao dia. Teve também o jogo entre a Seleção Paulista de Basquetebol Feminino e a Minercal, com a jogadora Hortencia, em um ginásio com capacidade para 2.200 pessoas, mas que lotou. O grande público também assistiu no campo de futebol a chegada do Papai Noel e aos shows de Mara Maravilha e Genghis Khan” destaca Mansur.


Depois das comemorações, o espaço se tornou um ponto de referência para a comunidade votorantinense e atraiu muitos frequentadores de Sorocaba. O local oferecia vários atrativos, como um ginásio poliesportivo, um campo de futebol com arquibancada para 4 mil pessoas, duas quadras de tênis, cinco quadras externas, sendo uma de 36x50m para o handebol, salões para ginástica, ginástica olímpica, ballet, judô, entre outros espaços. Um dos locais mais procurados era a piscina semiolímpica de 25x18 metros e outras duas recreativas.


“A movimentação e os resultados obtidos foram possíveis graças a uma equipe de professores e funcionários comprometidos e alunos envolvidos. Para conduzir tudo isso, era preciso a disposição de todos e muita criatividade” comenta Mansur, que se dedicava tanto às ações, que chegou a sair do trabalho, ir para casa e depois receber uma ligação dizendo que havia esquecido o filho na escola.

0 comentário
bottom of page